Dicas de produtos importados, análises e muito mais

Lente Fisheye para celular e câmera $24.30

Lente Fisheye para celular e câmera

Nota:
  • Preço
  • Qualidade
  • Utilidade

Como grande parte dos usuários de smartphones, eu acabo usando meu celular pra tirar fotos com muito mais frequência do que minha câmera dedicada — tive inclusive que sair procurando a câmera aqui em casa pra poder tirar as fotos desta resenha. Fazia realmente muito tempo que eu não a usava.

O iPhone 4 tem uma câmera bastante competente, mas o hardware é (compreensivelmente) limitado. Não dá para, por exemplo, colocar lentes na câmera pra melhorar a captura de imagens.

Isso é, não dava. Estes chineses criativos bolaram uma solução interessante que permite a nós fotógrafos (e cinematógrafos, por que não?) de celular acoplar lentes ao corpo do smartphone, aumentando ainda mais o potencial do celular como uma câmera.

Lente Fisheye embalagem

Lente FishEye da DealExtreme

Encontrei no Deal Extreme essa lente “olho de peixe”. Como qualquer pessoa que já tenha visto vídeos de skatistas deve saber, lentes “olho de peixe” permitem que a câmera capture um ângulo muito maior, distorcendo um pouco a imagem no processo (especialmente nas margens do campo de visão) mas permitindo uma fotografia ou um vídeo com uma melhor visão do ambiente.

As instruções (com uma tradução de chinês para inglês hilária, o que é quase uma tradição de produtos da Deal Extreme) são praticamente desnecessárias. O kit vem com a lente e dois aros metálicos com adesivos de um dos lados. Tudo o que você precisa fazer é afixar o aro em volta da lente do seu celular, assim:

imã lente fisheye

Detalhe do aro metálico no iPhone 4

A lente tem um imã, basta coloca-la sobre o aro metálico e pronto. Não testei a acoplagem da lente em condições extremas (isso é, não tentei chacoalhar o celular pra ver até que ponto o imã segura a lente); o que posso dizer é que sobre condições normais — filmar caminhando por aí, por exemplo — a lente me pareceu perfeitamente segura.

Essa foto revela duas características relevantes da lente. A primeira é que, caso você use algum tipo de skin para proteger a traseira do seu celular, será preciso cortar um pedacinho dela fora para acomodar o aro.

Eu tentei colocar por cima do skin, o que não funciona tão bem porque, dependendo de como você segura o celular, o peso da lente acaba descolando o cantinho do skin e sua lente fica pendurada precariamente. Tentei em seguida colocar o aro embaixo do skin, mas a aparência ficou pior do que simplesmente cortar um pedacinho da película.

A segunda coisa que você deve ter notado é que o aro não está precisamente posicionado ao redor da lente. Isso acontece porque eu tentei não cobrir o flash totalmente com ele; para a minha felicidade, o posicionamento do aro é bastante liberal, não é necessário centraliza-lo perfeitamente pra obter um bom resultado com a lente.

Entretanto, no caso do iPhone 4 (em que o flash é tão próximo da lente), não há nenhum posicionamento do aro que permita utilizar a lente e não interfira com o disparo do flash. Eis uma fotografia tirada com o iPhone, em plena escuridão:

foto com flash sem fisheye

Foto com flash sem o aro

A seguir, uma foto tirada no mesmo local, nas mesmas condições:

Foto com flash com o aro

Foto com flash com o aro

Como você pode ver, a proximidade do aro ao flash faz com que o metal bloqueie e reflita a luz, meio que inviabilizando fotografias durante a noite. Eu praticamente nunca tiro fotos com flash (prefiro usar o HDR pra equilibrar a luz da imagem), mas é um problema pra quem utiliza o recurso com mais frequência.

A lente, como você pode imaginar, é relativamente compacta. Dá pra trazer no bolso sem problema (lembrando que é importante cobrir a lente com o protetor que a acompanha, pra evitar riscos). Olha como fica quando você aplica a lente ao celular:

Detalhe lente FishEye no iPhone 4

Detalhe da lente FishEye no iPhone 4

Definitivamente não é a coisa mais portátil do mundo; entretanto, você não precisa carregar o celular dessa forma por tempo indefinido. O sistema de aplicação por imã permite que você coloque a lente apenas quando necessário e retire assim que tirar a foto ou filmar seu vídeo.

Agora,  o que realmente interessa: as imagens adquiridas com a lente.

A seguir, uma fotografia tirada de uma distância de aproximadamente 1 metro do meu computador, SEM a lente.

Foto sem lente FishEye

Foto sem lente FishEye

E agora, uma foto tirada da mesma distância, porém com a lente:

Foto com lente FishEye

Foto com lente FishEye

Como você pode ver, o ângulo é incrivelmente maior. Enquanto na primeira foto só se podia ver a mesa do meu computador, na segunda dá pra ver até a porta do escritório. Note que as beiradas obscurecidas são uma característica natural de fotografia com lente olho de peixe; não é nenhum “defeito” da lente.

Este efeito não aparece nos vídeos feitos com a lente, entretanto. Fiz o pequeno vídeo abaixo para mostrar como fica o vídeo:

Como você pode ver, a diferença no ângulo é imensa.

No geral, recomendo a lente para quem filma bastante com o celular.

Google+

42 Comentários

  1. BEM LEGAL ESSA LENTE

  2. não entendi a função dela

    • Caramba! É sério? Não viu que o ângulo de visão aumentou de forma absurda?

    • Cada troxa que me aparece

  3. Não tenho iphone, mas a lente parece ser útil para que usa o celular para tirar fotos e gravar vídeos com freqüência. Levando em conta que nem sempre estamos com uma câmera dedicada, essa lente pode ajudar, até porque não deve ocupar muito espaço numa mochila/bolsa. Pelo vídeo da sua caminhada (que não aparece nesta resenha) deu pra ver como ela melhorou muito o vídeo, filmando boa parte do local em que você estava, e não só o seu rosto.

  4. Aproveite bem enquanto a cola dos anéis durar. Na DX tem 2 modelos, a FE-20 e FE-50, se não me engano. Li uma vez que a FE-50 é melhor, por motivos que não lembro, essa sua é a 12, acho. Aqui meti um durex pra segurar o anel e graças a capinha (de fita K7, DX again) não fica feiosão.

  5. Sensacional!

  6. não há oque reclamar. a lente cumpre o que se propõe a fazer, o ganho no campo de visão com a angulação da lente dá uma perspectiva maior e faz oque tem que fazer. muito bom! sem dúvidas a portabilidade não deixa a desejar, afinal, quem diabos colocaria no bolso com a lente acoplada. além do mais, porque alguém iria querer usá-la em todas a situações? é uma questão de conceito.

    não compraria por não me ser útil. mas pra quem gosta do efeito e sobretudo para esportistas que levam seu iPhone com sigo pra todo lugar, é essencial!

    muito boa resenha.

  7. Novamente: Ela só encaixa em iphone? Ou rola de colocar em outros celulares?

    • Na descrição da lente no site da DealExtreme diz que essa lente serve para celulares e câmeras digitais, não especifica para qual marca/modelo.

      Além do iPhone 4 que o Izzy testou, acredito que sirva para a maioria dos celulares de hoje em dia pois o tamanho do sensor geralmente é o mesmo.

    • já aviso que esta lente nao serve no motorola defy, devido aos relevos de escrita e design junto a camera!

      • putzz, tava quase comprando uma…

  8. Será que funciona com iphone 3gs?

    • Provavelmente sim.

      • Eu vou pedir assim mesmo, aí posto aqui e digo se funciona…

        • fUNCIONA SIM EM IPHONE 3GS EU TENHO E FUINCIONA MUUITO BEM !

  9. Não gostei dos cantos escuros, mas se você diz que é uma característica desse tipo de lentes , acho que eu nunca tinha reparado, mas de resto gostei.Se custasse 10 dólares a menos eu compraria.

  10. Muito caro e não vi muita utilidade real nisso. Tipo de coisa que não faz muito sentido em se comprar. A utilidade de uma câmera de celular pra mim sempre foi muito pequena, já que existem aparelhos dedicados com muitas funcionalidades interessantes pra quem tem o hobby de fotografar. Mas como o amigo agasalhador de estrovengas nobre adora por fotos de sua vida no twitpic deve haver alguma utilidade pra ele. :P

  11. Pra filmar achei bem bacana, mas as fotos tão deformadas e com aqueles cantos aparentes ficam esquisitas… só serve se vc quiser esse efeito específico mesmo.

  12. Achei bem legal, só que tem 2 coisas.
    1 – É bem caro pra um brinquedinho assim.
    2 – Eu tenho um iPod Touch 4G e não um iPhone 4, no iPhone as bordas são quadradas, ou seja, você acopla a lente sem problemas, porém o iPod Touch tem as bordas arredondadas, e a câmera dele fica BEM perto da borda, então eu não sei se fica direito no iPod Touch 4G.
    Se alguém souber, por favor fale aí.

  13. Não tenho iPhone, mas pretendo comprar a lente pra usar manualmente no meu Android (Kid vai ragear fortemente). Adoro fotografar e com lentes “diferentes” então… é demais.

  14. só faltou falar se funciona nas cameras cybershots da vida.. provavelmente nao

  15. Eu quero comprar. Mas será que o site entrega no Brasil?

    • A DealExtreme entrega no Brasil sim e com frete grátis.

  16. Que diferença absurda.

  17. Izzy eu quero uma *-*

    comofas???

  18. A lente não serve pro iPod Touch devido aos cantos arredondados do portátil, ela não fica presa do modo como fica no iPhone. Triste foi descobrir isso só quando a lente chegou lá em casa e eu não consegui usar. :(

    Pelo menos já tenho uma boa desculpa pra comprar o 4S.

    • Tenho um iPod 4G e gostaria de comprar esta lente. Mas fiquei em dúvida com a resposta do Paulo, dizendo que não funcionou em seu iPod.
      Realmente não dá? Não tem como acoplar? Obrigado!

  19. Da pra tirar esse ferrinho que tampa o flash quando quiser, e depois colocar denovo?

  20. Tô interessado numa dessas faz tempo!! não comprei no Deal extreme pq não tenho cartão internacional!!!!

    Como posso fazer a compra dessa lente em sua mão??

  21. Essa lente funciona em qualquer celular que tenha câmera?

  22. Olá, eu tenho um samsung galaxy y e gostaria de saber se há como acoplar nesse modelo de aparelho, obs: as bordas são arrendondas!

  23. Sabe um site recomendado para comprar essa lente para o Iphone3?

  24. Boa! Sabe se acopla direitinho em Samsung Galaxy S???

    • A premissa é de que acople em qualquer telefone. No forum do produto no dealextreme um brasileiro postou que funcionou perfeitamente no Galaxy S dele. Comprarei para o meu celular hoje! Vamos ver. =)

  25. No site DX na pagina de lens tem varios modelos que me parecem iguais, porem com precos diferentes , poderia me linkar a que usa no post ?

  26. amigo adquiri uma lente dessas mais sempre qnd vou bater fotos elas ficam embaçadas, o q sera? tipo eu abri ela dai caiu as lentes e eu coloquei, sera q coloquei alguma errada? pois ja fiz varias mudanças e continua embaçadas, tem alguma distancia minha para essas fts? o meu celular é um galaxy s2 modelo americano!!

  27. essa lente pega no galaxy s2 I9100 ? por favor, me ajudem!

  28. Eu não sei se ja perguntaram mas, essa lente vai no Ipod 4?????

  29. Muito legal sua resenha.
    Pra quem não sabe a utilidade dessas lentes, elas são usadas (além de outras coisas) para criar imagens panorâmicas 360º.
    Valeu.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Lembra que eu falei que trabalharia resenhando gadgets? ENTÃO… | - [...] primeira resenha, daquela lente fish eye que vocês já devem conhecer, está lá no Importando. Gostei bastante da premissa ...
  2. reinvent-me, just if you can » Blog Archive » Lentes fisheyes para o seu celular! - [...] no internacional, aqui no Brasil, no Mercado Livre tem também com preços acessíveis! Clique aqui e entenda como usar ...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Dê uma nota

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>